O papel da mulher como agente de transformação na defesa das nascentes e na promoção do fortalecimento dos empreendimentos femininos locais na Vila de Santa Rosa, município de Vigia de Nazaré – Pará.
COORDENÇÃO: Drª. Gilmara Maureline Teles da Silva de Oliveira
O projeto proposto visa desenvolver uma rede colaborativa que envolva potenciais lideranças empreendedoras femininas de grupo vulneráveis como agentes de disseminação de boas práticas e de protagonismo na mudança de realidade, atuando na Vila de Santa Rosa município de Vigia de Nazaré Estado do Pará.
O Projeto será desenvolvido através de metodologia de pesquisa-ação subdividido em 3 (três) etapas:
1. Realização de diagnóstico situacional para identificação de potenciais lideranças femininas locais, levantamento dos empreendimentos turísticos sustentáveis no local geridos por minorias; realização do monitoramento periódico da qualidade da água nos mananciais locais; reuniões de sensibilização à participação no Projeto;
2. Desenvolvimento das Oficinas: a) Recuperação e conservação de nascentes e seu uso ecoturístico; b) Associativismo e Cooperativismo Empreendedor; c) Oficina Doces, Geleias e Compotas com frutos da cadeia produtiva local; d) Aproveitamento de resíduos orgânicos nos sistemas produtivos de fruticultura local, pelo método de compostagem; e) Oficina: Meu papel social e as Mudanças no clima;
3. a) Promoção da certificação das partícipes transformando-as em agentes de multiplicação na comunidade dos saberes e práticas apreendidos nos cursos, oficinas e palestras; b) Relatório diagnóstico da qualidade da água das nascentes da região pesquisada no início do cronograma e ao final da intervenção; c) Publicação em revistas científicas indexadas dos resultados obtidos com a pesquisa ação; e d) Cartilha digital de relato da experiência e de multiplicação de saberes, desenvolvido coletivamente pelos pesquisadores e pelas mulheres participantes.